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Terapia Emocional com ênfase em Neurobiologia e Doenças Psicossomáticas

Pós-graduação (Lato sensu)

Mais que uma pós-graduação - uma jornada que integra reconhecimento acadêmico e habilitação profissional.

Ao concluir, você recebe o título de pós-graduado pelo Instituto de Ensino Superior Capixaba e o certificado de Terapeuta Emocional pelo Instituto Advento, com direito ao registro profissional na ABRATH, a maior associação de terapeutas do Brasil.

Uma formação que une mente, emoção e propósito para curar, inspirar e transformar vidas - inclusive a sua.

Para consultar o cadastro do Instituto de Ensino Superior Capixaba no Sistema e-MEC, leia ou clique no QR-Code.

Você sente que nasceu para ajudar pessoas?

Quer viver do seu propósito, impactar vidas, ajudar pessoas a superarem medos, traumas e bloqueios emocionais?

A pós-graduação em Terapia Emocional vai muito além de um simples curso: é um caminho de transformação pessoal e profissional. Você vai aprender a liberar o potencial máximo das pessoas, resgatar autoestima, reconstruir identidades e criar novos futuros.

O que você vai se tornar

Ao se formar, você será um Terapeuta Emocional completo, com 4 títulos profissionais reconhecidos:

01. Pós-graduado em Terapia Emocional

02. Especialista em Inteligência Emocional

03. Terapeuta Emocional

04. Analista de Perfil Comportamental DISC

Você poderá atuar em:

  • Clínicas e consultórios

  • Atendimento online

  • Empresas e organizações

  • Escolas, universidades, igrejas e grupos

  • Grupos de desenvolvimento pessoal

Imagine viver da sua paixão, ajudando pessoas a reescreverem suas histórias, enquanto realiza o seu próprio propósito!

Conheça o Coordenador e Idealizador do Curso

Marcos, aos 51 anos, é um homem de fé, família e propósito. Casado com Elcinéia há 29 anos, é pai de um casal de filhos, sogro e avô. Há 34 anos, atua como membro ativo da Igreja Adventista do Sétimo Dia, onde já exerceu diversas funções, incluindo as de ancião e diácono ordenado.

Sua formação acadêmica é ampla e diversificada, com reconhecimento nacional e internacional. É Mestre em Ciências Sociais da Religião e mestrando em Administração. Possui 15 pós-graduações, nas áreas:

  • Psicologia Positiva e Coaching;

  • Neurociência aplicada à Educação;

  • Publicidade e Propaganda;

  • Educação Especial;

  • Psicopedagogia;

  • Terapia Sexual;

  • Inteligência Socioemocional;

  • Psicologia Psicossomática;

  • Psicobiologia dos Distúrbios da Ansiedade;

  • Programação Neurolinguística (PNL);

  • Docência do Ensino Superior e Neuropsicologia;

  • Docência do Ensino Religioso;

  • Terapia Cognitivo Comportamental para Idosos;

  • Psicoterapia em Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio;

  • Psicologia: Orientação Vocacional e Profissional.

Além disso, possui dois MBAs:

  • Gestão, Contabilidade e Finanças Empresariais;

  • Empreendedorismo e Novos Negócios.

É graduado em Gestão de Recursos Humanos, Teologia e Pedagogia e possui formações como Psicanalista, Terapeuta Familiar e de Casal, Master em PNL, Master Coaching & Mentoring e Master Analista Comportamental, com foco em engenharia de equipe, gestão de carreira e coaching vocacional.

Marcos já impactou milhares de pessoas por meio de palestras, treinamentos, redes sociais e participações em programas de rádio e televisão.

Também é autor, coautor e coordenador de 70 livros, com milhares de exemplares vendidos no Brasil, Estados Unidos e em cinco países da Europa.

Prof. Me. Marcos M. de Oliveira

Conheça a equipe convidada de doutores e mestres...

Dra. Roseli B. Laurenti

Doutora em Psicopedagogia - UNISA. Mestre em Educação Emocional -UNIFIEO. Pós-graduada em Psicoterapia em Educação Emocional - FOCUS. Pedagoga, Educação Artística. Formada como Psicanalista e autora e coautora de 20 livros.

Dr. Antonio Altmeyer

Doctor in Philosophy (PH.D). in the “Neurosciences And Behavior” pela Erich Fromm World University Inc. State of Florida United States of America. Com 9 Pós graduações. Graduado em Pedagogia e Terapias Integrativas. Graduando em Farmácia e Ed. Física. Master em PNL e Coaching. Coautor de 05 livros.

Ma. Sandra Lima

Pedagoga com Mestrado em Educação, com ênfase na Educação em Valores - Universidade Católica do Uruguai. Coach Ontológica e Personal & Professional Coaching. Foi Coordenadora Pedagógica do Centro de Treinamento de Liderança do Movimento Latino-Americano Gente que Avanza por 17 anos. Com 3 livros.

VEJA AS DISCIPLINAS DESSE CURSO

  1. Metodologia Científica - 40 horas

  2. Relações Humanas e Inteligência Emocional - 40 horas

  3. Programação Neurolinguística (PNL) - Fundamentos e Aplicações - 40 horas

  4. Terapia Emocional - Fundamentos e Técnicas Avançadas de Intervenção - 40 horas

  5. Neurobiologia e Doenças Psicossomáticas - 40 horas

  6. Psicobiologia dos Distúrbios da Ansiedade e Mindfulness - 40 horas

  7. Psicoterapia Psicodinâmica - 40 horas

  8. Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) - 40 horas

  9. Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) - 40 horas

  10. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 40 horas

Carga Horária Total: 400 horas

VEJA O QUE VAI APRENDER EM CADA DISCIPLINA

01. Metodologia Científica

Fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais sobre os métodos de pesquisa científica, capacitando-os para a compreensão e aplicação das principais técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos. Preparar o estudante para realizar análises críticas e produzir conhecimento de forma estruturada.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Metodologia Científica

  • Definição e importância da metodologia científica.

  • Ciência: conceitos, classificações e características.

  • O papel da metodologia científica na produção do conhecimento.

  1. O Processo de Pesquisa

  • Etapas da pesquisa científica.

  • Definição do problema de pesquisa.

  • Formulação de hipóteses.

  • Revisão da literatura.

  1. Métodos e Técnicas de Pesquisa

  • Métodos quantitativos e qualitativos.

  • Técnicas de coleta de dados: questionário, entrevista, observação e outras.

  • Análise e interpretação de dados.

  1. Elaboração de Projetos de Pesquisa

  • Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa.

  • Delimitação do tema e objetivos.

  • Justificativa e relevância da pesquisa.

  1. Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos

  • ABNT: normas para citações, referências, resumos, etc.

  • Estrutura de monografias, artigos científicos, dissertações e teses.

  1. Ética na Pesquisa

  • Plágio acadêmico e como evitá-lo.

  • Ética na coleta e análise de dados.

  • Direitos autorais e propriedade intelectual.

02. Relações Humanas e Inteligência Emocional

Proporcionar aos alunos um entendimento abrangente sobre a importância das relações humanas e da inteligência emocional na vida pessoal e profissional. Desenvolver competências relacionadas à empatia, comunicação eficaz, autoconhecimento, autogestão emocional e habilidades sociais.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução às Relações Humanas

  • Conceitos fundamentais de relações humanas.

  • A importância das relações saudáveis no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

  1. Fundamentos da Inteligência Emocional

  • Definição e componentes da inteligência emocional: autoconsciência, autogestão, consciência social e gestão de relacionamentos.

  • O papel da inteligência emocional no sucesso pessoal e profissional.

  1. Autoconhecimento e Autogestão

  • Técnicas para aumentar a autoconsciência emocional.

  • Estratégias para gerenciar emoções de forma eficaz.

  • O impacto das emoções na tomada de decisão e na criatividade.

  1. Empatia e Habilidades Sociais

  • Desenvolvimento da empatia e sua importância nas relações interpessoais.

  • Comunicação eficaz e assertiva.

  • Técnicas de escuta ativa e feedback construtivo.

  1. Construindo Relacionamentos Positivos

  • Estratégias para construir e manter relacionamentos saudáveis.

  • Resolução de conflitos e negociação.

  • Trabalho em equipe e colaboração.

  1. Aplicação da Inteligência Emocional no Ambiente de Trabalho

  • Liderança emocionalmente inteligente.

  • Cultura organizacional e inteligência emocional.

  • Gestão da mudança e resiliência.

03. Programação Neurolinguística (PNL) - Fundamentos e Aplicações

Esta disciplina visa introduzir os alunos aos conceitos e técnicas fundamentais da Programação Neurolinguística (PNL) e explorar suas aplicações em diversos contextos, incluindo comunicação, desenvolvimento pessoal, coaching, terapia e liderança. Os alunos serão expostos aos princípios teóricos da PNL, assim como às técnicas práticas para aprimorar habilidades de comunicação, influência, mudança de padrões comportamentais e alcance de metas.

Objetivos específicos:

  • Compreender os princípios teóricos e filosóficos da Programação Neurolinguística.

  • Explorar as técnicas e ferramentas da PNL para aprimorar a comunicação interpessoal e intrapessoal.

  • Aplicar os conceitos da PNL para o desenvolvimento pessoal e profissional.

  • Examinar as aplicações da PNL em áreas como coaching, terapia, liderança e vendas.

  • Desenvolver habilidades práticas para a utilização eficaz da PNL em diversos contextos.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Programação Neurolinguística (PNL)

  • História e origens da PNL

  • Pressupostos básicos da PNL

  1. Modelagem e Rapport

  • Processo de modelagem na PNL

  • Desenvolvimento do rapport: estabelecimento de conexões empáticas

  1. Sistemas Representacionais

  • Visual, auditivo, cinestésico: compreendendo e utilizando os diferentes sistemas representacionais

  1. Calibração e Padrões de Linguagem

  • Técnicas de calibração para ler e interpretar pistas não-verbais

  • Utilização de padrões linguísticos para influenciar e persuadir

  1. Ancoragem e Mudança de Estado

  • Ancoragem de recursos emocionais e estados de excelência

  • Técnicas para a mudança de estados emocionais indesejados

  1. Metamodelo da Linguagem

  • Identificação e correção de distorções, generalizações e omissões na linguagem

  1. Strategies (Estratégias)

  • Compreensão das estratégias mentais subjacentes aos comportamentos e decisões

  • Alteração de estratégias para alcançar resultados desejados

  1. Aplicações da PNL

  • PNL no coaching e desenvolvimento pessoal

  • PNL na terapia e autoajuda

  • PNL na liderança e gestão de equipes

  • PNL em vendas e negociação

  1. Ética e Responsabilidade na Utilização da PNL

  • Princípios éticos na aplicação da PNL

  • Responsabilidade do praticante da PNL na condução de processos de mudança

  1. Práticas e Exercícios Aplicados

  • Exercícios práticos para desenvolvimento de habilidades em PNL

  • Estudos de caso e simulações de situações reais

04. Terapia Emocional - Fundamentos e Técnicas Avançadas de Intervenção

Esta disciplina visa fornecer aos participantes um entendimento aprofundado da inteligência emocional, bem como técnicas avançadas de intervenção para lidar com uma variedade de questões emocionais e psicossomáticas.

Conteúdo Programático:

  1. Entendendo a Inteligência Emocional

  • Definição e importância da inteligência emocional.

  • Componentes da inteligência emocional.

  • Desenvolvimento da inteligência emocional.

  1. Os 4 Pilares da Inteligência Emocional

  • Autoconhecimento: reconhecimento e compreensão das próprias emoções.

  • Autocontrole: habilidades para lidar com impulsos e emoções negativas.

  • Empatia: compreensão e sensibilidade às emoções dos outros.

  • Habilidades sociais: capacidade de se relacionar de forma eficaz com os outros.

  1. Entendendo as Emoções Primárias

  • Exploração das emoções primárias: medo, tristeza, raiva e alegria.

  • Como reconhecer e lidar com cada uma dessas emoções.

  1. Mapeamento Emocional

  • Técnica para identificar e mapear as emoções.

  • Aplicação prática do mapeamento emocional em sessões terapêuticas.

  1. Agenda Emocional

  • Exploração da importância de estabelecer e manter uma agenda emocional saudável.

  • Estratégias para implementar uma agenda emocional equilibrada.

  1. Doenças Psicossomáticas

  • Compreensão das doenças psicossomáticas e sua relação com as emoções.

  • Abordagens terapêuticas para lidar com doenças psicossomáticas.

  1. Reconstruindo a Identidade (EU SOU)

  • Exploração da formação da identidade e sua influência nas emoções.

  • Técnicas para promover uma reconstrução positiva da identidade pessoal.

  1. Limpeza Emocional

  • Estratégias de relaxamento mental e muscular para lidar com emoções intensas.

  • Utilização da musicoterapia como ferramenta de limpeza emocional.

  1. Linguagem Verbal

  • Como utilizar a linguagem verbal de forma eficaz para criar e expressar emoções.

  • Técnicas de comunicação para facilitar a expressão emocional.

  1. Linguagem Corporal

  • Exploração do papel da linguagem corporal na comunicação emocional.

  • Práticas para usar a linguagem corporal de forma consciente e eficaz.

  1. Rapport

  • Conceito de rapport e sua importância na criação de conexões emocionais profundas.

  • Estratégias para desenvolver e manter o rapport terapêutico.

  1. Análise de Perfil Comportamental DISC

  • Introdução ao modelo DISC de análise de perfil comportamental.

  • Aplicações práticas do modelo DISC na terapia emocional.

  1. Modelo de Mundo e Sistema de Crenças

  • Exploração do modelo de mundo pessoal e sua influência nas crenças e emoções.

  • Estratégias para identificar e desafiar crenças limitantes.

  1. Reprogramação Profunda de Crenças

  • Técnicas avançadas para reprogramar crenças profundamente enraizadas.

  • Abordagens terapêuticas para promover uma mudança positiva nas crenças limitantes.

  1. Feridas Emocionais

  • Identificação e compreensão das feridas emocionais.

  • Exercícios práticos e estudos de caso ao vivo para lidar com feridas emocionais.

  1. Processos Emocionais

  • Como montar e conduzir processos emocionais eficazes em tempo real.

  • Discussão e análise de casos clínicos para aplicação prática das técnicas aprendidas.

05. Neurobiologia e Doenças Psicossomáticas

Esta disciplina visa proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente da interação entre a neurobiologia e as doenças psicossomáticas. Serão explorados os mecanismos neurobiológicos subjacentes à manifestação e manutenção das doenças psicossomáticas, assim como os fatores psicológicos, sociais e ambientais que influenciam sua expressão clínica. Além disso, serão discutidas as abordagens terapêuticas para o tratamento dessas condições, com ênfase na integração dos aspectos biológicos e psicossociais.

Objetivos:

  • Compreender os fundamentos neurobiológicos das doenças psicossomáticas.

  • Explorar os mecanismos de interação entre o cérebro, o sistema nervoso autônomo e o sistema imunológico nas doenças psicossomáticas.

  • Analisar os fatores psicossociais que contribuem para o desenvolvimento e a expressão clínica das doenças psicossomáticas.

  • Discutir as abordagens terapêuticas para o tratamento das doenças psicossomáticas, incluindo intervenções biológicas, psicológicas e sociais.

  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na compreensão e manejo das doenças psicossomáticas em contextos clínicos.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução às Doenças Psicossomáticas

  • Definição e histórico das doenças psicossomáticas

  • Modelos explicativos: psicodinâmico, comportamental, psiconeuroimunológico

  1. Neurobiologia do Estresse e da Resposta do Eixo HPA

  • Resposta do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) ao estresse

  • Impacto do estresse crônico na saúde física e psicológica

  1. Sistema Nervoso Autônomo e Doenças Psicossomáticas

  • Regulação autonômica da função orgânica

  • Papel do sistema nervoso autônomo na manifestação das doenças psicossomáticas

  1. Neurobiologia da Dor e Síndromes de Dor Crônica

  • Mecanismos de dor aguda e crônica

  • Dor como expressão de processos psicossomáticos

  1. Imunologia e Psicossomática

  • Inter-relações entre o sistema nervoso e o sistema imunológico

  • Papel da inflamação na patogênese das doenças psicossomáticas

  1. Fatores Psicossociais e Ambiente nas Doenças Psicossomáticas

  • Estresse psicossocial, traumas e eventos adversos na infância

  • Papel da personalidade, do coping e do suporte social nas doenças psicossomáticas

  1. Abordagens Terapêuticas nas Doenças Psicossomáticas

  • Intervenções farmacológicas: antidepressivos, ansiolíticos, analgésicos

  • Intervenções psicoterapêuticas: terapia cognitivo-comportamental, terapia psicodinâmica, mindfulness

  • Intervenções sociais e comportamentais: mudanças no estilo de vida, terapia ocupacional, apoio social

  1. Integração Biopsicossocial no Manejo das Doenças Psicossomáticas

  • Modelo biopsicossocial na avaliação e tratamento das doenças psicossomáticas

  • Abordagem multidisciplinar e trabalho em equipe no cuidado do paciente

06. Psicobiologia dos Distúrbios da Ansiedade e Mindfulness

Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada dos aspectos psicobiológicos dos distúrbios da ansiedade, explorando os mecanismos neurobiológicos subjacentes e as bases psicológicas dessas condições. Além disso, será abordado o papel do mindfulness no tratamento e manejo dos distúrbios da ansiedade, fornecendo aos alunos uma compreensão teórica e prática dessa prática contemplativa.

Objetivos:

  • Compreender os mecanismos neurobiológicos envolvidos nos distúrbios da ansiedade.

  • Explorar os aspectos psicológicos e cognitivos associados aos distúrbios da ansiedade.

  • Familiarizar os alunos com as principais abordagens terapêuticas para o tratamento dos distúrbios da ansiedade, com ênfase em mindfulness.

  • Desenvolver habilidades práticas em técnicas de mindfulness para o manejo da ansiedade.

  • Analisar criticamente a evidência científica sobre a eficácia do mindfulness no tratamento dos distúrbios da ansiedade.

Conteúdo Programático:

  1. Bases Neurobiológicas da Ansiedade

  • Sistema nervoso autônomo e resposta ao estresse

  • Neurotransmissores e circuitos cerebrais envolvidos na ansiedade

  • Plasticidade cerebral e adaptação às experiências de ansiedade

  1. Fatores Psicológicos e Cognitivos nos Distúrbios da Ansiedade

  • Papel dos pensamentos automáticos e das crenças disfuncionais

  • Processamento de ameaças e viés cognitivo na ansiedade

  • Modelo de vulnerabilidade estresse-doença na ansiedade

  1. Transtornos da Ansiedade: Classificação e Características Clínicas

  • Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

  • Transtorno do pânico (TP)

  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

  • Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

  1. Abordagens Terapêuticas para os Distúrbios da Ansiedade

  • Terapia cognitivo-comportamental (TCC) para a ansiedade

  • Terapia de exposição e prevenção de resposta (TEPR)

  • Terapia de aceitação e compromisso (ACT)

  • Papel do mindfulness no tratamento dos distúrbios da ansiedade

  1. Mindfulness: Conceitos Básicos e Práticas

  • Definição e fundamentos do mindfulness

  • Práticas de mindfulness: atenção plena ao corpo, respiração e pensamentos

  • Cultivando a autocompaixão e a aceitação na prática do mindfulness

  1. Mindfulness e Redução do Estresse

  • Efeitos do mindfulness na regulação emocional e na resposta ao estresse

  • Técnicas de mindfulness para reduzir a ansiedade e promover o relaxamento

  • Mindfulness e prevenção de recaídas nos distúrbios da ansiedade

  1. Aplicações Clínicas do Mindfulness nos Distúrbios da Ansiedade

  • Integrando mindfulness na terapia cognitivo-comportamental

  • Mindfulness no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada

  • Mindfulness no tratamento do transtorno do pânico e do transtorno obsessivo-compulsivo

  1. Evidências Científicas sobre a Eficácia do Mindfulness nos Distúrbios da Ansiedade

  • Revisão de estudos clínicos e meta-análises sobre o uso do mindfulness na ansiedade

  • Limitações e desafios na pesquisa sobre mindfulness e ansiedade

07. Psicoterapia Psicodinâmica

Esta disciplina visa proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada dos princípios teóricos, técnicas e aplicações práticas da psicoterapia psicodinâmica. Serão exploradas as origens históricas, os principais conceitos e modelos teóricos, bem como as estratégias de intervenção utilizadas nesta abordagem terapêutica. Através de estudos de caso e discussões clínicas, os alunos serão capacitados a integrar os princípios da psicoterapia psicodinâmica em sua prática clínica.

Objetivos:

  • Compreender os fundamentos teóricos da psicoterapia psicodinâmica, incluindo as contribuições de Freud, Jung, Klein, e outros.

  • Explorar os conceitos de inconsciente, transferência, contratransferência, resistência e interpretação na psicoterapia psicodinâmica.

  • Desenvolver habilidades de avaliação, formulação de caso e planejamento de tratamento dentro do contexto da psicoterapia psicodinâmica.

  • Aplicar técnicas terapêuticas psicodinâmicas na compreensão e resolução de conflitos intrapsíquicos e relacionais.

  • Analisar criticamente a eficácia e a relevância da psicoterapia psicodinâmica em diferentes contextos clínicos e culturais.

Conteúdo Programático:

  1. Origens e Evolução da Psicoterapia Psicodinâmica

  • Perspectivas históricas: Freud, Jung, Klein e pós-freudianos

  • Desenvolvimentos contemporâneos na psicoterapia psicodinâmica

  1. Modelos Teóricos da Psicoterapia Psicodinâmica

  • Estruturas da mente: id, ego, superego

  • Teoria das pulsões e o papel do inconsciente

  • Desenvolvimento psicossexual e psicossocial

  1. Processo Terapêutico na Psicoterapia Psicodinâmica

  • Transferência e contratransferência

  • Resistência e interpretação

  • Uso do setting terapêutico: divã, livre associação e análise dos sonhos

  1. Técnicas Terapêuticas Psicodinâmicas

  • Exploração da história de vida e eventos significativos

  • Análise do conflito intrapsíquico e relacional

  • Trabalho com fantasias inconscientes e conflitos edípicos

  1. Abordagens Psicodinâmicas na Relação Terapêutica

  • Construção da aliança terapêutica

  • Empatia, autenticidade e congruência do terapeuta

  • Limites e papel do terapeuta como objeto de transferência

  1. Aplicações Clínicas da Psicoterapia Psicodinâmica

  • Tratamento de transtornos de personalidade

  • Psicoterapia de apoio e psicoterapia breve psicodinâmica

  • Psicodinâmica do grupo e terapia familiar

  1. Aspectos Éticos e Culturais na Prática Psicodinâmica

  • Diversidade cultural e competência cultural na psicoterapia

  • Ética profissional e limites éticos na relação terapêutica

  1. Estudos de Caso e Discussões Clínicas

  • Análise de casos clínicos ilustrativos

  • Discussões sobre desafios clínicos e dilemas éticos

08. Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente dos princípios teóricos, técnicas e aplicações práticas da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Serão explorados os fundamentos teóricos da TCC, suas técnicas de avaliação e intervenção, bem como sua aplicação em uma variedade de transtornos psicológicos e contextos clínicos. Os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades práticas em planejamento de tratamento, formulação de caso e implementação de técnicas terapêuticas baseadas na TCC.

Objetivos:

Compreender os princípios teóricos e filosóficos da Terapia Cognitivo Comportamental.

Explorar as técnicas de avaliação e intervenção utilizadas na TCC para uma variedade de transtornos psicológicos.

Desenvolver habilidades de formulação de caso e planejamento de tratamento na aplicação da TCC.

Aplicar técnicas terapêuticas cognitivo-comportamentais em contextos clínicos diversos.

Analisar criticamente a eficácia e a relevância da TCC em diferentes populações e contextos.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

  • História e desenvolvimento da TCC

  • Pressupostos teóricos e fundamentos filosóficos da TCC

  1. Modelo Cognitivo da TCC

  • Cognições automáticas, esquemas cognitivos e crenças nucleares

  • Relação entre pensamentos, emoções e comportamentos

  1. Modelo Comportamental da TCC

  • Princípios do condicionamento clássico e operante na TCC

  • Técnicas comportamentais: exposição, dessensibilização sistemática, reforço e extinção

  1. Avaliação em TCC

  • Entrevista de avaliação cognitiva e comportamental

  • Formulação de caso e plano de tratamento

  1. Técnicas Cognitivas na TCC

  • Identificação e modificação de distorções cognitivas

  • Reestruturação cognitiva: examinando e desafiando pensamentos disfuncionais

  1. Técnicas Comportamentais na TCC

  • Técnicas de exposição e prevenção de resposta

  • Técnicas de resolução de problemas e habilidades sociais

  1. Terapia Cognitivo Comportamental Aplicada a Transtornos Específicos

  • TCC para depressão

  • TCC para ansiedade e transtornos relacionados

  • TCC para transtornos do espectro obsessivo-compulsivo e traumas

  1. Aplicações Especiais da TCC

  • TCC em grupos e terapia online

  • TCC para populações específicas (crianças, adolescentes, idosos)

  • TCC em contextos de saúde e medicina comportamental

  1. Aspectos Éticos e Culturais na Prática da TCC

  • Considerações éticas na aplicação da TCC

  • Competência cultural e adaptação cultural na TCC

  1. Estudos de Caso e Discussões Clínicas

  • Análise de casos clínicos ilustrativos

  • Discussões sobre dilemas éticos e desafios clínicos na prática da TCC

09. Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

Esta disciplina tem como objetivo fornecer aos alunos uma compreensão abrangente dos princípios teóricos, técnicas e aplicações práticas da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Serão explorados os fundamentos filosóficos e psicológicos da ACT, suas estratégias de intervenção e sua aplicação em uma variedade de contextos clínicos e problemas psicológicos. Os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades práticas em planejamento de tratamento, formulação de caso e implementação de técnicas terapêuticas baseadas na ACT.

Objetivos:

  • Compreender os fundamentos teóricos e filosóficos da Terapia de Aceitação e Compromisso.

  • Explorar as seis processos centrais da ACT: aceitação, desfusão cognitiva, contato com o momento presente, eu observador, valores e ação comprometida.

  • Desenvolver habilidades de formulação de caso e planejamento de tratamento na aplicação da ACT.

  • Aplicar técnicas terapêuticas baseadas na ACT para promover a aceitação, a consciência e a ação voltada para os valores.

  • Analisar criticamente a eficácia e a relevância da ACT em diferentes populações e contextos.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

  • História e desenvolvimento da ACT

  • Pressupostos teóricos e fundamentos filosóficos da ACT

  1. Os Seis Processos Centrais da ACT

  • Aceitação

  • Desfusão cognitiva

  • Contato com o momento presente

  • Eu observador

  • Valores

  • Ação comprometida

  1. Modelo Hexaflex da ACT

  • Estrutura do modelo hexaflex

  • Integração dos processos centrais na prática da ACT

  1. Formulação de Caso e Planejamento de Tratamento na ACT

  • Entrevista de avaliação na ACT

  • Formulação de caso baseada nos seis processos da ACT

  • Estabelecimento de metas terapêuticas

  1. Aceitação e Desfusão Cognitiva na ACT

  • Estratégias para promover a aceitação de experiências internas

  • Técnicas para desfusão cognitiva e redução do impacto dos pensamentos

  1. Mindfulness e Contato com o Momento Presente na ACT

  • Desenvolvimento da consciência plena (mindfulness)

  • Exercícios práticos para aumentar o contato com o momento presente

  1. Valores e Ação Comprometida na ACT

  • Identificação e clarificação de valores pessoais

  • Estabelecimento de metas e compromissos em consonância com os valores

  1. Aplicações Clínicas da ACT

  • Tratamento da ansiedade e transtornos relacionados

  • Depressão e outras condições de humor

  • Transtornos do controle dos impulsos e vícios

  • Trauma e estresse pós-traumático

  1. Aplicações Especiais da ACT

  • ACT em contextos de grupo e com famílias

  • ACT em contextos organizacionais e de coaching

  • ACT em contextos de saúde e medicina comportamental

  1. Aspectos Éticos e Culturais na Prática da ACT

  • Considerações éticas na aplicação da ACT

  • Competência cultural e adaptação cultural na ACT

  1. Estudos de Caso e Discussões Clínicas

  • Análise de casos clínicos ilustrativos

  • Discussões sobre dilemas éticos e desafios clínicos na prática da ACT

10. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Conforme estabelecido pela Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), a entrega e a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deixaram de ser requisitos obrigatórios para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Diante desta diretriz, a FaSerra decidiu alinhar-se às novas normativas do MEC, tornando a entrega do TCC uma atividade opcional para os alunos.

Dessa forma, a realização do TCC não é mais uma exigência automática para a conclusão dos cursos ofertados pela FaSerra. Os alunos que, no entanto, optarem por desenvolver o TCC voluntariamente, deverão procurar o setor pedagógico para receber todas as orientações necessárias e o suporte adequado para a sua realização.

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  • Produção de vídeos, identidade visual e logotipo

  • Gestão de redes sociais e campanhas de tráfego pago

  • Estratégias de funil e automação de vendas

Se não quiser fazer sozinho, a gente faz por você. É apoio de verdade — e com valores acessíveis.

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Você também pode publicar o seu próprio livro com a nossa editora ou participar de um projeto coletivo com outros terapeutas.

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  • Dá autoridade e valor à sua marca pessoal

  • Abre portas em palestras, escolas e empresas

  • Te posiciona como especialista no que faz

E o melhor: com valores até 60% menores que o mercado editorial tradicional.

📸 E ainda: viva a emoção de lançar seu livro na Bienal!

Nossos autores já participaram da Bienal de São Paulo e da Bienal do Rio de Janeiro, com espaço próprio, sessões de autógrafos, cobertura de fotos e vídeos.

Você pode ser o próximo a estar lá, representando sua história, sua missão e seu propósito.

Curso 100% online

Assista de qualquer lugar, a qualquer hora, do seu celular ou do seu computador.

Exercícios Práticos

Exercícios e atividades para você colocar em prática o que aprendeu nos módulos.

Estude no seu ritmo

Assista no dia e hora que quiser, quantas vezes quiser. Estará liberado 24h por dia!

Processo ao vivo

Você terá acesso à gravação na íntegra das atividades aplicadas durante um processo em um aluno.

Vídeos em alta qualidade

O curso é formado por aulas gravadas em vídeos de alta qualidade.

Suporte personalizado

Atendimento individualizado por WhatsApp com um coach para tirar dúvidas.

Material para download

Terá acesso a materiais, livros digitais e ferramentas em formato PDF para usar.

Mentoria ao Vivo

Em sala virtual, encontros para montar processos e saber como curar feridas emocionais.

Como funciona essa formação?

Inscreva-se agora e ganhe 5 bônus incríveis!

Veja os 5 livros digitais que você receberá...

# Bônus 06 - Livro Digital

Ansiedade

Escrito pelo neurocientista Dr. Antônio Altmeyer, "Ansiedade" é um guia acessível e profundo sobre os distúrbios da ansiedade, integrando neurociência, psicologia e práticas de mindfulness. A obra explora os mecanismos cerebrais e cognitivos por trás da ansiedade, analisa crenças disfuncionais que alimentam o medo e apresenta abordagens terapêuticas eficazes, com destaque para o mindfulness. Com base científica sólida e linguagem clara, o livro oferece reflexões críticas, orientações práticas e caminhos para o enfrentamento da ansiedade, sendo leitura essencial para profissionais, estudantes e interessados no tema.

Valor normal: R$ 55,00 | Nesta oferta: GRATUITO

# Bônus 07 - Livro Digital

Do Insight à Ação Consciente

Escrito pela Dra. Roseli Laurenti, "Do Insight à Ação Consciente" é uma obra abrangente que explora, de forma clara e didática, as três principais abordagens terapêuticas contemporâneas: Psicoterapia Psicodinâmica, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Dividido em três partes, o livro apresenta os fundamentos teóricos, técnicas, aplicações clínicas e aspectos éticos e culturais de cada abordagem, enriquecendo a compreensão com estudos de caso. É um guia essencial para estudantes, profissionais e pesquisadores que buscam aprofundar seus conhecimentos e práticas na psicoterapia moderna.

Valor normal: R$ 55,00 | Nesta oferta: GRATUITO

# Bônus 08 - Livro Digital

Viagem pelo Mundo da Programação Neurolinguística

Escrito pelo Prof. Me. Marcos M. de Oliveira, "Viagem pelo mundo da Programação Neurolinguística", é um guia prático e inspirador que revela o poder transformador da PNL na vida pessoal e profissional. Com 12 anos de experiência em atendimentos empresariais, educacionais e familiares, o autor conduz o leitor por uma jornada de autodescoberta, desde os fundamentos da PNL até técnicas avançadas, com exemplos reais, exercícios práticos e linguagem acessível. Destinado a coaches, terapeutas, mentores e a todos que desejam melhorar sua comunicação e realizar mudanças positivas, este livro é um convite ao crescimento e à transformação.

Valor normal: R$ 45,00 | Nesta oferta: GRATUITO

# Bônus 09 - Livro Digital

Viagem Pelo Mundo da Metodologia Científica

Escrito pelo Prof. Me. Marcos M. de Oliveira, "Viagem pelo mundo da Metodologia Científica", é um guia essencial para estudantes e pesquisadores que desejam dominar as etapas da pesquisa acadêmica com clareza, ética e precisão. Com linguagem acessível e exemplos práticos, a obra aborda desde os fundamentos da metodologia científica até a elaboração de projetos, coleta e análise de dados, normas acadêmicas e questões éticas como o plágio. Com sua ampla experiência, o autor capacita o leitor a produzir trabalhos científicos bem estruturados e fundamentados, promovendo a excelência na produção do conhecimento.

Valor normal: R$ 45,00 | Nesta oferta: GRATUITO

# Bônus 10 - Livro Digital

Desvendando as Relações Humanas

Escrito pelo Prof. Me. Marcos M. de Oliveira, "Desvendando as Relações Humanas", é um guia prático e inspirador sobre como a inteligência emocional pode transformar suas relações pessoais e profissionais. Com mais de uma década de experiência como terapeuta e professor, o autor conduz o leitor por uma jornada de autoconhecimento, oferecendo estratégias eficazes, histórias reais e exercícios aplicáveis para desenvolver habilidades emocionais, fortalecer vínculos e construir relacionamentos mais saudáveis e significativos no dia a dia.

Valor normal: R$ 45,00 | Nesta oferta: GRATUITO

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Ou seja, R$ 2.280 parcelado no cartão de crédito ou R$ 1.900,00 à vista.

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RISCO ZERO PARA VOCÊ!

Ainda está em dúvida? Fique tranquilo, nós assumimos todo o risco! Você tem 7 dias de garantia incondicional para experimentar o curso com total tranquilidade. Se, dentro desse prazo, você perceber que o curso não é para você, basta enviar uma mensagem para o suporte. Nós devolvemos 100% do valor pago, sem burocracia, sem perguntas e sem letras miúdas.

Conheça um pouco do nosso instituto!

Metodologia Alinhada aos Melhores do Mundo

Nossa metodologia está alinhada e conectada aos melhores do mundo. Após a formação, nosso aluno pode filiar-se as maiores e melhores instituições internacionais de terapia.

Além disso, pode se registrar no ITR para participar de eventos no Brasil ou no exterior.

Metodologia Reconhecida pelos Melhores do Brasil

Nossa metodologia é reconhecida e aprovada pelas melhores instituições de terapia do Brasil.

Nossos alunos podem, após a formação, solicitar seu registro profissional na ABRATH, a maior associação de terapeutas do Brasil. A ABRATH nos reconhece como escola certificadora (CJAH-BR 2450) e nossos cursos são registrados na RDA.

Metodologia e Atuação Reconhecida no Estado do ES

Na época, com apenas 2 anos de mercado, fomos homenageados com a PLACA COMEMORATIVA conferida pelo deputado Marcos Bruno com menção honrosa em reconhecimento ao nosso trabalho no mercado capixaba.

Esse reconhecimento estadual aconteceu na Assembléia Legislativa do Estado do ES, no dia 10 de novembro de 2016, numa sessão solene.

Se tiver dúvidas, entre em contato com nosso coordenador!

Perguntas Frequentes

1. O nosso curso de Pós-graduação é credenciado pelo MEC?

Sim. O Instituto Advento atua como polo oficial do IESCAPI - Instituto de Ensino Superior Capixaba, devidamente credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Isso garante que nossos cursos atendem aos padrões exigidos pelo MEC, proporcionando qualidade, validade nacional e reconhecimento acadêmico e profissional para nossos alunos.

2. Quais cursos são aceitos para cursar a Pós-graduação?

Para ingressar em um curso de pós-graduação, é necessário ter concluído uma graduação reconhecida pelo MEC. De acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, aceitamos diplomas das seguintes modalidades:

  • Bacharelado – Formação generalista em diversas áreas do conhecimento, como Direito, Administração, Engenharia, entre outras.

  • Licenciatura – Formação voltada para o magistério e habilitação para o ensino fundamental e médio.

  • Tecnólogo – Cursos de formação superior de menor duração, voltados para atuação prática no mercado de trabalho.

3. Em quanto tempo vou receber o acesso ao curso?

Após a conclusão da sua matrícula e a confirmação dos seus dados, o acesso ao curso será liberado automaticamente.

Você receberá um e-mail com os dados de acesso, utilizando o endereço cadastrado no momento da inscrição.

Esse processo ocorre de forma ágil, permitindo que você inicie seus estudos rapidamente.

Caso não receba o e-mail de acesso em até 1 hora após a confirmação da matrícula, recomendamos verificar a caixa de spam ou entrar em contato com nosso suporte acadêmico para auxílio.

4. Como é a metodologia de ensino do curso?

A nossa metodologia foi desenvolvida para oferecer flexibilidade e qualidade na aprendizagem. Nosso ensino é 100% on-line, permitindo que você estude de qualquer lugar e no seu próprio ritmo.

  • Ambiente Virtual intuitivo e interativo, com acesso a todos os conteúdos, avaliações e atividades.

  • Material didático digital disponível para leitura on-line ou download, facilitando seus estudos.

  • Avaliações dissertativas, incentivando o raciocínio crítico e a aplicação prática do conhecimento.

  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) opcional, conforme a legislação vigente.

  • Suporte especializado, disponível para esclarecer dúvidas ao longo de todo o curso.

Nosso compromisso é garantir que sua experiência de aprendizado seja produtiva, acessível e eficaz para sua formação profissional.

5. Qual a duração do curso?

Oferecemos cursos com uma flexibilidade excepcional, com duração que varia entre quatro (4) e dezoito (18) meses, permitindo adaptar-se facilmente à sua agenda. Todos os nossos cursos são totalmente online, proporcionando a conveniência de estudar de qualquer lugar.

O tempo de conclusão pode variar de acordo com a dedicação do aluno, pois o curso permite flexibilidade para a realização das atividades dentro do prazo estipulado.

6. Como é a estrutura do material didático e das avaliações?

Nosso material didático foi cuidadosamente elaborado para proporcionar uma aprendizagem dinâmica e eficiente. Você terá acesso a:

  • Livros ou apostilas digitais com conteúdo atualizado e aprofundado.

  • Materiais complementares, como artigos, vídeos e e-books, para enriquecer sua formação.

  • Avaliações on-line, que testam não apenas a memorização, mas também o raciocínio crítico e a aplicação do conhecimento na prática.

Todo o conteúdo pode ser acessado diretamente no Ambiente Virtual, sendo possível fazer o download dos materiais para estudo off-line.

Cada módulo é avaliado de forma totalmente online, sem restrições de datas, e você tem até 5 tentativas para alcançar a média mínima de 70%. Em caso de necessidade, o coordenador do curso está disponível para auxiliá-lo.

7. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é opcional?

Sim, A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é opcional, e você pode decidir até o final da pós-graduação se deseja realizá-lo ou não. Caso opte por não realizá-lo, basta solicitar a dispensa ao setor pedagógico.

8. Terei suporte pedagógico, se precisar?

Nosso coordenador está sempre à disposição para oferecer suporte abrangente em todas as etapas do curso, desde a elaboração até a orientação e correção das atividades, garantindo assim uma experiência de aprendizado enriquecedora e eficaz.

9. Quais documentos são necessários para finalizar seu curso e receber o certificado?

Para receber seu certificado, você precisará enviar a foto dos seguintes documentos:

  • RG e CPF ou CNH;

  • Comprovante de endereço;

  • Diploma da graduação.

10. Quais são as formas de pagamento?

Oferecemos opções flexíveis de pagamento para facilitar seu investimento na sua educação:

  • Cartão de crédito: Parcelamento em até 12 vezes com juros.

  • Boletos: Parcelamento em até 12 vezes com juros, através da TMB Educação.

  • PIX à vista: Opção de pagamento com desconto especial.

As condições podem variar conforme promoções vigentes, por isso recomendamos consultar nosso site ou um de nossos consultores para conferir as ofertas disponíveis no momento da sua inscrição.

11. O certificado é gratuito?

Sim! O certificado impresso de conclusão da pós-graduação é gratuito. O aluno paga apenas a taxa de envio.

Vale lembrar que, para receber o certificado, o aluno não pode ter pendências acadêmicas, administrativas ou financeiras com o Instituto Advento. Assim que todas as exigências forem cumpridas, o certificado será emitido de forma rápida e segura, permitindo que você avance na sua carreira sem burocracia.