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O curso oferece uma abordagem integrativa para a promoção do desenvolvimento integral dos indivíduos na esfera educacional. Por meio da combinação de conhecimentos em inteligência socioemocional, psicologia positiva e CNV, o programa visa capacitar profissionais a promover um ambiente escolar mais saudável, inclusivo e propício ao aprendizado e ao desenvolvimento emocional.

Público-alvo:
Profissionais da área educacional, como professores, pedagogos, psicopedagogos, gestores escolares, psicólogos escolares, coaches, mentores, terapeutas, entre outros interessados em promover o desenvolvimento socioemocional e o bem-estar dos alunos.

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ESTÁGIO

As práticas de estágio supervisionado, seja ele obrigatório ou facultativo, são regidas pela Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, além de estarem alinhadas às diretrizes administrativas internas da instituição. Em consonância com esses parâmetros, nos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela faculdade, o estágio supervisionado não é uma exigência, sendo proposto como uma atividade complementar opcional.

PROCESSO SELETIVO

Para participar do processo seletivo, os candidatos deverão atender aos seguintes critérios:

  1. Ser graduado em um curso reconhecido pelo MEC;
  2. Ter acesso à Internet;
  3. Para matrícula no curso de Pós-graduação Lato Sensu, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
  • Diploma da graduação;
  • Histórico da graduação com data de colação de grau;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade.

METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

Oferecemos cursos com uma flexibilidade excepcional, com duração que varia entre quatro (4) e dezoito (18) meses, permitindo adaptar-se facilmente à sua agenda. Todos os nossos cursos são totalmente online, proporcionando a conveniência de estudar de qualquer lugar, e incluem videoaulas e apostilas digitais acessíveis para download.

Cada módulo é avaliado de forma totalmente online, sem restrições de datas, e você tem até 5 tentativas para alcançar a média mínima de 70%. Em caso de necessidade, o coordenador do curso está disponível para auxiliá-lo.

A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é opcional, e você pode decidir até o final da pós-graduação se deseja realizá-lo ou não. Caso opte por não realizá-lo, basta solicitar a dispensa ao setor pedagógico.

Além disso, nossa equipe pedagógica está sempre à disposição para oferecer suporte abrangente em todas as etapas do curso, desde a elaboração até a orientação e correção das atividades, garantindo assim uma experiência de aprendizado enriquecedora e eficaz.

PROFESSORES

  • Prof. Dr. Antônio Altmeyer
  • Profa. Dra. Roseli Bacili Laurenti
  • Profa. Me. Sandra Lima
  • Prof. Me. Marcos M. de Oliveira

MATRIZ CURRICULAR

Disciplina

C.H.

01

Metodologia Científica

40 horas

02

Relações Humanas e Inteligência Emocional

40 horas

03

Programação Neurolinguística (PNL) - Fundamentos e Aplicações

40 horas

04

Terapia Educacional - Fundamentos e Técnicas Avançadas de Intervenção

40 horas

05

Psicologia Positiva

40 horas

06

Comunicação Não Violenta

40 horas

07

Psicologia da Educação

40 horas

08

Gestão Educacional

40 horas

09

Neurobiologia e Doenças Psicossomáticas

40 horas

10

Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas

40 horas

11

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

40 horas

 

Carga Horária Total

440 horas

EMENTÁRIO


01. Metodologia Científica

Fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais sobre os métodos de pesquisa científica, capacitando-os para a compreensão e aplicação das principais técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos. Preparar o estudante para realizar análises críticas e produzir conhecimento de forma estruturada.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Metodologia Científica
    • Definição e importância da metodologia científica.
    • Ciência: conceitos, classificações e características.
    • O papel da metodologia científica na produção do conhecimento.
  2. O Processo de Pesquisa
    • Etapas da pesquisa científica.
    • Definição do problema de pesquisa.
    • Formulação de hipóteses.
    • Revisão da literatura.
  3. Métodos e Técnicas de Pesquisa
    • Métodos quantitativos e qualitativos.
    • Técnicas de coleta de dados: questionário, entrevista, observação e outras.
    • Análise e interpretação de dados.
  4. Elaboração de Projetos de Pesquisa
    • Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa.
    • Delimitação do tema e objetivos.
    • Justificativa e relevância da pesquisa.
  5. Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos
    • ABNT: normas para citações, referências, resumos, etc.
    • Estrutura de monografias, artigos científicos, dissertações e teses.
  6. Ética na Pesquisa
    • Plágio acadêmico e como evitá-lo.
    • Ética na coleta e análise de dados.
    • Direitos autorais e propriedade intelectual.

 

02. Relações Humanas e Inteligência Emocional

Proporcionar aos alunos um entendimento abrangente sobre a importância das relações humanas e da inteligência emocional na vida pessoal e profissional. Desenvolver competências relacionadas à empatia, comunicação eficaz, autoconhecimento, autogestão emocional e habilidades sociais.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução às Relações Humanas
    • Conceitos fundamentais de relações humanas.
    • A importância das relações saudáveis no ambiente de trabalho e na vida pessoal.
  2. Fundamentos da Inteligência Emocional
    • Definição e componentes da inteligência emocional: autoconsciência, autogestão, consciência social e gestão de relacionamentos.
    • O papel da inteligência emocional no sucesso pessoal e profissional.
  3. Autoconhecimento e Autogestão
    • Técnicas para aumentar a autoconsciência emocional.
    • Estratégias para gerenciar emoções de forma eficaz.
    • O impacto das emoções na tomada de decisão e na criatividade.
  4. Empatia e Habilidades Sociais
    • Desenvolvimento da empatia e sua importância nas relações interpessoais.
    • Comunicação eficaz e assertiva.
    • Técnicas de escuta ativa e feedback construtivo.
  5. Construindo Relacionamentos Positivos
    • Estratégias para construir e manter relacionamentos saudáveis.
    • Resolução de conflitos e negociação.
    • Trabalho em equipe e colaboração.
  6. Aplicação da Inteligência Emocional no Ambiente de Trabalho
    • Liderança emocionalmente inteligente.
    • Cultura organizacional e inteligência emocional.
    • Gestão da mudança e resiliência.

 

03. Programação Neurolinguística (PNL) - Fundamentos e Aplicações

Esta disciplina visa introduzir os alunos aos conceitos e técnicas fundamentais da Programação Neurolinguística (PNL) e explorar suas aplicações em diversos contextos, incluindo comunicação, desenvolvimento pessoal, coaching, terapia e liderança. Os alunos serão expostos aos princípios teóricos da PNL, assim como às técnicas práticas para aprimorar habilidades de comunicação, influência, mudança de padrões comportamentais e alcance de metas.

Objetivos específicos:

  • Compreender os princípios teóricos e filosóficos da Programação Neurolinguística.
  • Explorar as técnicas e ferramentas da PNL para aprimorar a comunicação interpessoal e intrapessoal.
  • Aplicar os conceitos da PNL para o desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Examinar as aplicações da PNL em áreas como coaching, terapia, liderança e vendas.
  • Desenvolver habilidades práticas para a utilização eficaz da PNL em diversos contextos.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Programação Neurolinguística (PNL)
    • História e origens da PNL
    • Pressupostos básicos da PNL
  2. Modelagem e Rapport
    • Processo de modelagem na PNL
    • Desenvolvimento do rapport: estabelecimento de conexões empáticas
  3. Sistemas Representacionais
    • Visual, auditivo, cinestésico: compreendendo e utilizando os diferentes sistemas representacionais
  4. Calibração e Padrões de Linguagem
    • Técnicas de calibração para ler e interpretar pistas não-verbais
    • Utilização de padrões linguísticos para influenciar e persuadir
  5. Ancoragem e Mudança de Estado
    • Ancoragem de recursos emocionais e estados de excelência
    • Técnicas para a mudança de estados emocionais indesejados
  6. Metamodelo da Linguagem
    • Identificação e correção de distorções, generalizações e omissões na linguagem
  7. Estratégias
    • Compreensão das estratégias mentais subjacentes aos comportamentos e decisões
    • Alteração de estratégias para alcançar resultados desejados
  8. Aplicações da PNL
    • PNL no coaching e desenvolvimento pessoal
    • PNL na terapia e autoajuda
    • PNL na liderança e gestão de equipes
    • PNL em vendas e negociação
  9. Ética e Responsabilidade na Utilização da PNL
    • Princípios éticos na aplicação da PNL
    • Responsabilidade do praticante da PNL na condução de processos de mudança
  10. Práticas e Exercícios Aplicados
    • Exercícios práticos para desenvolvimento de habilidades em PNL
    • Estudos de caso e simulações de situações reais

 

04. Terapia Educacional - Fundamentos e Técnicas Avançadas de Intervenção

Esta disciplina visa fornecer aos participantes um entendimento aprofundado da inteligência emocional, bem como técnicas avançadas de intervenção para lidar com uma variedade de questões emocionais e psicossomáticas.

Conteúdo Programático:

  1. Entendendo a Inteligência Emocional
  • Definição e importância da inteligência emocional.
  • Componentes da inteligência emocional.
  • Desenvolvimento da inteligência emocional.
  1. Os 4 Pilares da Inteligência Emocional
  • Autoconhecimento: reconhecimento e compreensão das próprias emoções.
  • Autocontrole: habilidades para lidar com impulsos e emoções negativas.
  • Empatia: compreensão e sensibilidade às emoções dos outros.
  • Habilidades sociais: capacidade de se relacionar de forma eficaz com os outros.
  1. Entendendo as Emoções Primárias
  • Exploração das emoções primárias: medo, tristeza, raiva e alegria.
  • Como reconhecer e lidar com cada uma dessas emoções.
  1. Mapeamento Emocional
  • Técnica para identificar e mapear as emoções.
  • Aplicação prática do mapeamento emocional em sessões terapêuticas.
  1. Agenda Emocional
  • Exploração da importância de estabelecer e manter uma agenda emocional saudável.
  • Estratégias para implementar uma agenda emocional equilibrada.
  1. Doenças Psicossomáticas
  • Compreensão das doenças psicossomáticas e sua relação com as emoções.
  • Abordagens terapêuticas para lidar com doenças psicossomáticas.
  1. Reconstruindo a Identidade (EU SOU)
  • Exploração da formação da identidade e sua influência nas emoções.
  • Técnicas para promover uma reconstrução positiva da identidade pessoal.
  1. Limpeza Emocional
  • Estratégias de relaxamento mental e muscular para lidar com emoções intensas.
  • Utilização da musicoterapia como ferramenta de limpeza emocional.
  1. Linguagem Verbal
  • Como utilizar a linguagem verbal de forma eficaz para criar e expressar emoções.
  • Técnicas de comunicação para facilitar a expressão emocional.
  1. Linguagem Corporal
  • Exploração do papel da linguagem corporal na comunicação emocional.
  • Práticas para usar a linguagem corporal de forma consciente e eficaz.
  1. Rapport
  • Conceito de rapport e sua importância na criação de conexões emocionais profundas.
  • Estratégias para desenvolver e manter o rapport terapêutico.
  1. Análise de Perfil Comportamental DISC
  • Introdução ao modelo DISC de análise de perfil comportamental.
  • Aplicações práticas do modelo DISC na terapia emocional.
  1. Modelo de Mundo e Sistema de Crenças
  • Exploração do modelo de mundo pessoal e sua influência nas crenças e emoções.
  • Estratégias para identificar e desafiar crenças limitantes.
  1. Reprogramação Profunda de Crenças
  • Técnicas avançadas para reprogramar crenças profundamente enraizadas.
  • Abordagens terapêuticas para promover uma mudança positiva nas crenças limitantes.
  1. Feridas Emocionais
  • Identificação e compreensão das feridas emocionais.
  • Exercícios práticos e estudos de caso ao vivo para lidar com feridas emocionais.
  1. Processos Emocionais
  • Como montar e conduzir processos emocionais eficazes em tempo real.
  • Discussão e análise de casos clínicos para aplicação prática das técnicas aprendidas.
  1. Terapia Educacional
  • Como montar e conduzir processos emocionais na comunidade escolar.
  • Discussão e análise de casos educacionais para aplicação prática das técnicas aprendidas.

 

05. Psicologia Positiva

Esta disciplina tem como objetivo explorar os princípios e práticas da Psicologia Positiva, capacitando os participantes a aplicar esses conceitos na promoção do bem-estar emocional e no desenvolvimento saudável de indivíduos, famílias e comunidades. Promovendo um ambiente de crescimento, resiliência e bem-estar emocional.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Psicologia Positiva
    • Definição e fundamentos da Psicologia Positiva.
    • História e evolução do campo da Psicologia Positiva.
  2. Felicidade e Bem-Estar
    • Conceitos de felicidade e bem-estar sob a perspectiva da Psicologia Positiva.
    • Estratégias para promover o bem-estar emocional e psicológico.
  3. Forças e Virtudes Humanas
    • Identificação e desenvolvimento das forças e virtudes humanas.
    • Aplicação prática das forças pessoais na promoção do crescimento e resiliência.
  4. Resiliência e Adversidade
    • Compreensão da resiliência como resposta à adversidade.
    • Técnicas para fortalecer a resiliência individual e familiar.
  5. Flow e Engajamento
    • Exploração do conceito de "flow" e sua importância para o bem-estar.
    • Estratégias para promover o engajamento e a realização pessoal.
  6. Relacionamentos Positivos
    • Importância dos relacionamentos interpessoais para o bem-estar.
    • Habilidades de comunicação e construção de relacionamentos saudáveis.
  7. Sentido e Propósito na Vida
    • Busca por significado e propósito na vida.
    • Exercícios práticos para descobrir e cultivar um sentido de vida significativo.
  8. Gratidão e Apreciação
    • Papel da gratidão e da apreciação na promoção do bem-estar.
    • Práticas de gratidão e exercícios de apreciação.
  9. Otimismo e Pensamento Positivo
    • Abordagem do pensamento positivo e otimismo como ferramentas para enfrentar desafios.
    • Estratégias para cultivar uma mentalidade otimista.
  10. Autenticidade e Autenticidade
    • Importância da autenticidade e da congruência pessoal.
    • Desenvolvimento da autenticidade como uma base para relacionamentos saudáveis.
  11. Ética e Limites na Psicologia Positiva
    • Considerações éticas na aplicação da Psicologia Positiva.
    • Estabelecimento de limites saudáveis na prática da Psicologia Positiva.
  12. Aplicações Práticas da Psicologia Positiva
    • Intervenções práticas baseadas na Psicologia Positiva para promover o bem-estar individual, familiar e comunitário.
    • Estudos de caso e exercícios de aplicação prática.

 

06. Comunicação Não Violenta

Esta disciplina tem como objetivo explorar os princípios e práticas da Comunicação Não Violenta (CNV), capacitando os participantes a aplicar esses conceitos na promoção de uma comunicação mais empática, eficaz e harmoniosa dentro de contextos educacionais e familiares. Promovendo um ambiente de diálogo aberto, compreensão mútua e resolução pacífica de conflitos.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Comunicação Não Violenta (CNV)
    • Definição e fundamentos da CNV.
    • História e evolução da abordagem da CNV.
  2. Os Quatro Componentes da CNV
    • Observação: prática da observação objetiva sem julgamento.
    • Sentimento: identificação e expressão de sentimentos de forma clara e honesta.
    • Necessidade: reconhecimento e comunicação das necessidades subjacentes.
    • Pedido: formulação de pedidos claros e concretos.
  3. Escuta Empática
    • Técnicas de escuta ativa e empática na CNV.
    • Práticas para desenvolver empatia genuína nas interações comunicativas.
  4. Expressão Autêntica
    • Práticas para expressar-se autenticamente de acordo com os princípios da CNV.
    • Superando barreiras à expressão honesta e assertiva.
  5. Resolução de Conflitos com CNV
    • Abordagem de conflitos de forma construtiva e não violenta.
    • Técnicas de mediação e negociação baseadas na CNV.
  6. Aplicação da CNV na Educação
    • Implementação dos princípios da CNV na sala de aula e em ambientes educacionais.
    • Promoção de um ambiente de aprendizagem colaborativo e inclusivo.
  7. CNV na Família
    • Utilização da CNV para fortalecer os laços familiares e promover uma comunicação mais harmoniosa.
    • Estratégias para resolver conflitos familiares de forma pacífica e construtiva.
  8. CNV e Relacionamentos Interpessoais
    • Aplicação dos princípios da CNV em relacionamentos pessoais e profissionais.
    • Construção de relacionamentos saudáveis e significativos com base na CNV.
  9. Ética e Limites na CNV
    • Considerações éticas na aplicação da CNV.
    • Estabelecimento de limites saudáveis na prática da CNV.
  10. Aplicações Práticas da CNV
    • Exercícios práticos e simulações para aplicar os conceitos da CNV em situações reais.
    • Estudos de caso e análise de exemplos de sucesso na aplicação da CNV.

 

07. Psicologia da Educação

A disciplina de Psicologia da Educação tem como objetivo proporcionar aos participantes uma compreensão aprofundada dos princípios e teorias psicológicas aplicadas ao contexto educacional. Busca-se promover o entendimento dos processos de aprendizagem, desenvolvimento humano e comportamento, e sua influência no ensino e na prática pedagógica.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Psicologia da Educação
    • Definição e escopo da psicologia da educação.
    • Papel do psicólogo educacional no contexto escolar.
  2. Teorias do Desenvolvimento Humano
    • Principais teorias do desenvolvimento humano: cognitivo, emocional, social e moral.
    • Implicações para a prática educacional.
  3. Processos de Aprendizagem
    • Teorias da aprendizagem: behaviorismo, cognitivismo, construtivismo, sócio-interacionismo.
    • Fatores que influenciam a aprendizagem: motivação, atenção, memória e inteligência.
  4. Desenvolvimento da Personalidade e Autoconceito
    • Formação da identidade e construção da autoestima.
    • Desenvolvimento socioemocional e relações interpessoais.
  5. Avaliação Psicológica na Educação
    • Métodos e instrumentos de avaliação psicológica.
    • Uso de testes psicológicos no contexto educacional.
  6. Psicologia Escolar e Orientação Educacional
    • Atuação do psicólogo escolar: orientação vocacional, apoio emocional, mediação de conflitos.
    • Parceria entre psicólogo escolar, professores, pais e comunidade.

 

08. Gestão Educacional

Esta disciplina tem como objetivo fornecer aos participantes uma compreensão abrangente dos princípios e práticas de gestão educacional, capacitando-os para liderar efetivamente instituições de ensino e promover melhorias na qualidade da educação. Busca-se desenvolver habilidades de planejamento, organização, coordenação e avaliação, considerando os aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros da gestão educacional.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Gestão Educacional
    • Conceitos básicos de gestão educacional.
    • Papel do gestor educacional na promoção da qualidade do ensino.
  2. Planejamento Estratégico em Educação
    • Processo de elaboração e implementação de um plano estratégico educacional.
    • Definição de missão, visão, valores e objetivos institucionais.
  3. Gestão Pedagógica
    • Desenvolvimento e supervisão do currículo escolar.
    • Avaliação do desempenho escolar e programas de melhoria da qualidade do ensino.
  4. Gestão de Recursos Humanos
    • Seleção, formação e desenvolvimento de pessoal.
    • Gestão de conflitos e promoção do trabalho em equipe.
  5. Gestão Financeira e Orçamentária
    • Elaboração e controle do orçamento educacional.
    • Captação de recursos e prestação de contas.
  6. Gestão de Infraestrutura e Tecnologia
    • Manutenção e melhoria das instalações físicas.
    • Utilização de tecnologias da informação e comunicação na gestão educacional.

 

09. Neurobiologia e Doenças Psicossomáticas

Esta disciplina visa proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente da interação entre a neurobiologia e as doenças psicossomáticas. Serão explorados os mecanismos neurobiológicos subjacentes à manifestação e manutenção das doenças psicossomáticas, assim como os fatores psicológicos, sociais e ambientais que influenciam sua expressão clínica. Além disso, serão discutidas as abordagens terapêuticas para o tratamento dessas condições, com ênfase na integração dos aspectos biológicos e psicossociais.

Objetivos:

  • Compreender os fundamentos neurobiológicos das doenças psicossomáticas.
  • Explorar os mecanismos de interação entre o cérebro, o sistema nervoso autônomo e o sistema imunológico nas doenças psicossomáticas.
  • Analisar os fatores psicossociais que contribuem para o desenvolvimento e a expressão clínica das doenças psicossomáticas.
  • Discutir as abordagens terapêuticas para o tratamento das doenças psicossomáticas, incluindo intervenções biológicas, psicológicas e sociais.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na compreensão e manejo das doenças psicossomáticas em contextos clínicos.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução às Doenças Psicossomáticas
    • Definição e histórico das doenças psicossomáticas
    • Modelos explicativos: psicodinâmico, comportamental, psiconeuroimunológico
  2. Neurobiologia do Estresse e da Resposta do Eixo HPA
    • Resposta do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) ao estresse
    • Impacto do estresse crônico na saúde física e psicológica
  3. Sistema Nervoso Autônomo e Doenças Psicossomáticas
    • Regulação autonômica da função orgânica
    • Papel do sistema nervoso autônomo na manifestação das doenças psicossomáticas
  4. Neurobiologia da Dor e Síndromes de Dor Crônica
    • Mecanismos de dor aguda e crônica
    • Dor como expressão de processos psicossomáticos
  5. Imunologia e Psicossomática
    • Inter-relações entre o sistema nervoso e o sistema imunológico
    • Papel da inflamação na patogênese das doenças psicossomáticas
  6. Fatores Psicossociais e Ambiente nas Doenças Psicossomáticas
    • Estresse psicossocial, traumas e eventos adversos na infância
    • Papel da personalidade, do coping e do suporte social nas doenças psicossomáticas
  7. Abordagens Terapêuticas nas Doenças Psicossomáticas
    • Intervenções farmacológicas: antidepressivos, ansiolíticos, analgésicos
    • Intervenções psicoterapêuticas: terapia cognitivo-comportamental, terapia psicodinâmica, mindfulness
    • Intervenções sociais e comportamentais: mudanças no estilo de vida, terapia ocupacional, apoio social
  8. Integração Biopsicossocial no Manejo das Doenças Psicossomáticas
    • Modelo biopsicossocial na avaliação e tratamento das doenças psicossomáticas
    • Abordagem multidisciplinar e trabalho em equipe no cuidado do paciente

 

10. Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas

Esta disciplina tem como objetivo integrar os conceitos de gestão estratégica e desenvolvimento de pessoas, capacitando os participantes para alinhar as estratégias organizacionais com as necessidades de desenvolvimento e capacitação dos colaboradores. Busca-se promover uma abordagem holística da gestão de pessoas, alinhada aos objetivos estratégicos da organização.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Gestão Estratégica de Pessoas
    • Conceitos básicos de gestão estratégica e desenvolvimento de pessoas.
    • Importância da integração entre estratégia organizacional e gestão de pessoas.
  2. Análise do Ambiente Interno e Externo
    • Identificação de oportunidades e ameaças relacionadas à gestão de pessoas.
    • Análise dos recursos humanos disponíveis e das competências necessárias para o alcance dos objetivos organizacionais.
  3. Planejamento Estratégico de RH
    • Definição de metas e objetivos de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento de pessoas.
    • Elaboração de planos de ação para alcançar as metas estabelecidas.
  4. Desenvolvimento de Competências
    • Identificação das competências essenciais para o sucesso organizacional.
    • Desenvolvimento de programas de capacitação e treinamento para o desenvolvimento dessas competências.
  5. Gestão da Mudança Organizacional
    • Compreensão dos processos de mudança organizacional e seu impacto nas pessoas.
    • Estratégias para promover uma cultura organizacional favorável à inovação e ao desenvolvimento contínuo.
  6. Avaliação e Monitoramento de Resultados
    • Estabelecimento de indicadores de desempenho e qualidade relacionados à gestão de pessoas.
    • Monitoramento contínuo dos resultados alcançados e ajustes necessários nos planos e estratégias.

 

11. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Conforme estabelecido pela Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), a entrega e a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deixaram de ser requisitos obrigatórios para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Diante desta diretriz, a FaSerra decidiu alinhar-se às novas normativas do MEC, tornando a entrega do TCC uma atividade opcional para os alunos.

Dessa forma, a realização do TCC não é mais uma exigência automática para a conclusão dos cursos ofertados pela FaSerra. Os alunos que, no entanto, optarem por desenvolver o TCC voluntariamente, deverão procurar o setor pedagógico para receber todas as orientações necessárias e o suporte adequado para a sua realização.

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