Image
Image

O curso oferece uma abordagem abrangente para capacitar profissionais a trabalhar com casais e famílias, considerando não apenas as dinâmicas emocionais e relacionais, mas também os aspectos financeiros e sexuais que influenciam significativamente esses relacionamentos.

Público-alvo:
Profissionais da área de psicologia, psicoterapia, serviço social, terapia familiar, coaches, mentores, entre outros interessados em aprimorar suas habilidades na terapia de casal e familiar, com enfoque especial na inteligência relacional, gestão financeira e sexualidade.

Matricule-se! Invista em você e transforme sua vida!

O valor normal é de R$ 6.000, mas de acordo com a forma de pagamento, temos 3 bolsas para você. Clique na sua escolha de pagamento abaixo...

À vista R$ 3.000

Pagamento à vista via PIX. Já com 50% de desconto!

Parcelado R$ 3.600

Utilizando o limite do cartão. Já com 40% de bolsa! Em até 12x de R$ 360.

Parcelado R$ 4.200

Na recorrência, sem usar o limite do cartão. Já com 30% de bolsa! Em até 12x de R$ 420.

ESTÁGIO

As práticas de estágio supervisionado, seja ele obrigatório ou facultativo, são regidas pela Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, além de estarem alinhadas às diretrizes administrativas internas da instituição. Em consonância com esses parâmetros, nos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela faculdade, o estágio supervisionado não é uma exigência, sendo proposto como uma atividade complementar opcional.

PROCESSO SELETIVO

Para participar do processo seletivo, os candidatos deverão atender aos seguintes critérios:

  1. Ser graduado em um curso reconhecido pelo MEC;
  2. Ter acesso à Internet;
  3. Para matrícula no curso de Pós-graduação Lato Sensu, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
  • Diploma da graduação;
  • Histórico da graduação com data de colação de grau;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade.

METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

Oferecemos cursos com uma flexibilidade excepcional, com duração que varia entre quatro (4) e dezoito (18) meses, permitindo adaptar-se facilmente à sua agenda. Todos os nossos cursos são totalmente online, proporcionando a conveniência de estudar de qualquer lugar, e incluem videoaulas e apostilas digitais acessíveis para download.

Cada módulo é avaliado de forma totalmente online, sem restrições de datas, e você tem até 5 tentativas para alcançar a média mínima de 70%. Em caso de necessidade, o coordenador do curso está disponível para auxiliá-lo.

A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é opcional, e você pode decidir até o final da pós-graduação se deseja realizá-lo ou não. Caso opte por não realizá-lo, basta solicitar a dispensa ao setor pedagógico.

Além disso, nossa equipe pedagógica está sempre à disposição para oferecer suporte abrangente em todas as etapas do curso, desde a elaboração até a orientação e correção das atividades, garantindo assim uma experiência de aprendizado enriquecedora e eficaz.

PROFESSORES

  • Prof. Dr. Antônio Altmeyer
  • Profa. Dra. Roseli Bacili Laurenti
  • Profa. Me. Sandra Lima
  • Prof. Me. Marcos M. de Oliveira

MATRIZ CURRICULAR

Disciplina

C.H.

01

Metodologia Científica

40 horas

02

Relações Humanas e Inteligência Emocional

40 horas

03

Programação Neurolinguística (PNL) - Fundamentos e Aplicações

40 horas

04

Terapia de Casal e Familiar

40 horas

05

Gestão Financeira

40 horas

06

Terapia Sexual

40 horas

07

Neurobiologia e Doenças Psicossomáticas

40 horas

08

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

40 horas

09

Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

40 horas

10

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

40 horas

 

Carga Horária Total

400 horas

EMENTÁRIO


01. Metodologia Científica

Fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais sobre os métodos de pesquisa científica, capacitando-os para a compreensão e aplicação das principais técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos. Preparar o estudante para realizar análises críticas e produzir conhecimento de forma estruturada.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Metodologia Científica
    • Definição e importância da metodologia científica.
    • Ciência: conceitos, classificações e características.
    • O papel da metodologia científica na produção do conhecimento.
  2. O Processo de Pesquisa
    • Etapas da pesquisa científica.
    • Definição do problema de pesquisa.
    • Formulação de hipóteses.
    • Revisão da literatura.
  3. Métodos e Técnicas de Pesquisa
    • Métodos quantitativos e qualitativos.
    • Técnicas de coleta de dados: questionário, entrevista, observação e outras.
    • Análise e interpretação de dados.
  4. Elaboração de Projetos de Pesquisa
    • Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa.
    • Delimitação do tema e objetivos.
    • Justificativa e relevância da pesquisa.
  5. Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos
    • ABNT: normas para citações, referências, resumos, etc.
    • Estrutura de monografias, artigos científicos, dissertações e teses.
  6. Ética na Pesquisa
    • Plágio acadêmico e como evitá-lo.
    • Ética na coleta e análise de dados.
    • Direitos autorais e propriedade intelectual.

 

02. Relações Humanas e Inteligência Emocional

Proporcionar aos alunos um entendimento abrangente sobre a importância das relações humanas e da inteligência emocional na vida pessoal e profissional. Desenvolver competências relacionadas à empatia, comunicação eficaz, autoconhecimento, autogestão emocional e habilidades sociais.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução às Relações Humanas
    • Conceitos fundamentais de relações humanas.
    • A importância das relações saudáveis no ambiente de trabalho e na vida pessoal.
  2. Fundamentos da Inteligência Emocional
    • Definição e componentes da inteligência emocional: autoconsciência, autogestão, consciência social e gestão de relacionamentos.
    • O papel da inteligência emocional no sucesso pessoal e profissional.
  3. Autoconhecimento e Autogestão
    • Técnicas para aumentar a autoconsciência emocional.
    • Estratégias para gerenciar emoções de forma eficaz.
    • O impacto das emoções na tomada de decisão e na criatividade.
  4. Empatia e Habilidades Sociais
    • Desenvolvimento da empatia e sua importância nas relações interpessoais.
    • Comunicação eficaz e assertiva.
    • Técnicas de escuta ativa e feedback construtivo.
  5. Construindo Relacionamentos Positivos
    • Estratégias para construir e manter relacionamentos saudáveis.
    • Resolução de conflitos e negociação.
    • Trabalho em equipe e colaboração.
  6. Aplicação da Inteligência Emocional no Ambiente de Trabalho
    • Liderança emocionalmente inteligente.
    • Cultura organizacional e inteligência emocional.
    • Gestão da mudança e resiliência.

 

03. Programação Neurolinguística (PNL) - Fundamentos e Aplicações

Esta disciplina visa introduzir os alunos aos conceitos e técnicas fundamentais da Programação Neurolinguística (PNL) e explorar suas aplicações em diversos contextos, incluindo comunicação, desenvolvimento pessoal, coaching, terapia e liderança. Os alunos serão expostos aos princípios teóricos da PNL, assim como às técnicas práticas para aprimorar habilidades de comunicação, influência, mudança de padrões comportamentais e alcance de metas.

Objetivos específicos:

  • Compreender os princípios teóricos e filosóficos da Programação Neurolinguística.
  • Explorar as técnicas e ferramentas da PNL para aprimorar a comunicação interpessoal e intrapessoal.
  • Aplicar os conceitos da PNL para o desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Examinar as aplicações da PNL em áreas como coaching, terapia, liderança e vendas.
  • Desenvolver habilidades práticas para a utilização eficaz da PNL em diversos contextos.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Programação Neurolinguística (PNL)
    • História e origens da PNL
    • Pressupostos básicos da PNL
  2. Modelagem e Rapport
    • Processo de modelagem na PNL
    • Desenvolvimento do rapport: estabelecimento de conexões empáticas
  3. Sistemas Representacionais
    • Visual, auditivo, cinestésico: compreendendo e utilizando os diferentes sistemas representacionais
  4. Calibração e Padrões de Linguagem
    • Técnicas de calibração para ler e interpretar pistas não-verbais
    • Utilização de padrões linguísticos para influenciar e persuadir
  5. Ancoragem e Mudança de Estado
    • Ancoragem de recursos emocionais e estados de excelência
    • Técnicas para a mudança de estados emocionais indesejados
  6. Metamodelo da Linguagem
    • Identificação e correção de distorções, generalizações e omissões na linguagem
  7. Estratégias
    • Compreensão das estratégias mentais subjacentes aos comportamentos e decisões
    • Alteração de estratégias para alcançar resultados desejados
  8. Aplicações da PNL
    • PNL no coaching e desenvolvimento pessoal
    • PNL na terapia e autoajuda
    • PNL na liderança e gestão de equipes
    • PNL em vendas e negociação
  9. Ética e Responsabilidade na Utilização da PNL
    • Princípios éticos na aplicação da PNL
    • Responsabilidade do praticante da PNL na condução de processos de mudança
  10. Práticas e Exercícios Aplicados
    • Exercícios práticos para desenvolvimento de habilidades em PNL
    • Estudos de caso e simulações de situações reais

 

04. Terapia de Casal e Familiar

Esta disciplina visa proporcionar aos participantes uma compreensão aprofundada das dinâmicas relacionais dentro das relações conjugais e familiares, enfatizando a inteligência relacional, a gestão financeira e a sexualidade saudável. Oferece uma abordagem abrangente para capacitar os participantes a trabalhar de forma eficaz com casais e famílias, promovendo relacionamentos saudáveis, inteligência relacional, gestão financeira e sexualidade positiva dentro do contexto terapêutico.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Terapia de Casal e Familiar
    • Definição e escopo da terapia de casal e familiar.
    • Papel do terapeuta na abordagem de questões relacionais.
  2. Dinâmica Familiar e Inteligência Relacional
    • Compreensão das dinâmicas familiares e suas influências nos relacionamentos.
    • Desenvolvimento da inteligência relacional para fortalecer os laços familiares.
  3. Gestão Financeira na Família
    • Importância da gestão financeira para a estabilidade e harmonia familiar.
    • Estratégias para lidar com conflitos financeiros e estabelecer metas financeiras compartilhadas.
  4. Sexualidade e Intimidade no Casal
    • Exploração da importância da sexualidade e intimidade para a saúde do relacionamento conjugal.
    • Abordagem terapêutica para questões sexuais e disfunções sexuais no casal.
  5. Comunicação e Resolução de Conflitos
    • Técnicas de comunicação eficazes para casais e famílias.
    • Estratégias para resolver conflitos de forma construtiva e fortalecer a relação.
  6. Paternidade e Maternidade Conscientes
    • Orientações para uma parentalidade consciente e responsável.
    • Apoio terapêutico para lidar com desafios na criação dos filhos.
  7. Ciclos de Vida Familiar
    • Exploração das transições e desafios em diferentes estágios do ciclo de vida familiar.
    • Intervenções terapêuticas específicas para cada fase do ciclo de vida familiar.
  8. Abordagem Terapêutica de Questões Específicas
    • Terapia para casais em crise.
    • Terapia para famílias com histórico de violência doméstica.
    • Apoio terapêutico para famílias com membros com necessidades especiais.
  9. Ética e Limites na Terapia de Casal e Familiar
    • Princípios éticos na prática da terapia de casal e familiar.
    • Estabelecimento de limites saudáveis e respeito à confidencialidade.
  10. Práticas Supervisionadas em Terapia de Casal e Familiar
    • Supervisão de casos clínicos.
    • Discussão e análise de estudos de caso.
    • Exercícios práticos de intervenção terapêutica.

 

05. Gestão Financeira

Esta disciplina fornecer aos participantes uma compreensão sólida dos princípios fundamentais de gestão financeira aplicados aos relacionamentos familiares e conjugais, capacitando-os a orientar casais e famílias na administração eficaz de suas finanças, promovendo assim a estabilidade financeira e o bem-estar emocional.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Gestão Financeira Familiar
    • Definição e importância da gestão financeira no contexto familiar.
    • Papel do terapeuta de casal e familiar na orientação financeira.
  2. Orçamento Familiar e Planejamento Financeiro
    • Elaboração de orçamentos familiares realistas.
    • Estratégias para planejar despesas, poupanças e investimentos familiares.
  3. Comunicação Financeira no Casal
    • Importância da comunicação aberta e honesta sobre questões financeiras no relacionamento conjugal.
    • Técnicas para facilitar a comunicação eficaz sobre finanças entre os parceiros.
  4. Gestão de Dívidas e Créditos
    • Identificação e abordagem de dívidas familiares e pessoais.
    • Estratégias para gerenciar e reduzir dívidas de forma eficaz.
  5. Investimentos e Planejamento de Aposentadoria
    • Introdução aos conceitos básicos de investimento.
    • Planejamento financeiro para aposentadoria e garantia de segurança financeira futura.
  6. Crises Financeiras e Estratégias de Recuperação
    • Identificação e manejo de crises financeiras familiares.
    • Desenvolvimento de planos de recuperação financeira e estratégias de enfrentamento.
  7. Gestão Financeira e Bem-Estar Familiar
    • Relação entre saúde financeira e bem-estar emocional na família.
    • Intervenções para promover uma abordagem saudável e equilibrada em relação ao dinheiro.
  8. Ética e Responsabilidade Financeira
    • Princípios éticos na gestão financeira e aconselhamento familiar.
    • Promovendo a responsabilidade financeira e a transparência nas relações familiares.
  9. Tecnologia e Ferramentas Financeiras
    • Utilização de tecnologia e ferramentas financeiras para simplificar a gestão financeira familiar.
    • Avaliação de aplicativos e recursos online para orçamentação e controle de despesas.
  10. Estudos de Caso e Práticas Orientadas
    • Análise de estudos de caso relacionados à gestão financeira familiar.
    • Exercícios práticos de planejamento financeiro e resolução de problemas.

 

06. Terapia Sexual

Esta disciplina tem como objetivo fornecer aos participantes uma compreensão aprofundada dos aspectos psicológicos, emocionais e relacionais da sexualidade humana, capacitando-os a oferecer suporte terapêutico a casais e famílias em questões sexuais, promovendo a saúde sexual e o bem-estar emocional dos indivíduos e das famílias.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Terapia Sexual
    • Definição e escopo da terapia sexual.
    • Papel do terapeuta de casal e familiar na abordagem das questões sexuais.
  2. Sexualidade Humana
    • Exploração da natureza multidimensional da sexualidade humana.
    • Fatores biológicos, psicológicos e sociais que influenciam a sexualidade.
  3. Disfunções Sexuais
    • Identificação e compreensão das disfunções sexuais comuns.
    • Abordagens terapêuticas para o tratamento de disfunções sexuais no contexto do casal.
  4. Comunicação Sexual
    • Importância da comunicação aberta e honesta sobre questões sexuais no relacionamento.
    • Estratégias para facilitar a comunicação eficaz sobre sexualidade entre os parceiros.
  5. Intimidade Sexual e Emocional
    • Exploração da interseção entre intimidade emocional e intimidade sexual.
    • Técnicas para fortalecer a conexão emocional e sexual entre os parceiros.
  6. Trauma Sexual e Abuso
    • Abordagem sensível para lidar com traumas sexuais e histórico de abuso.
    • Intervenções terapêuticas para promover a cura e a recuperação em casos de trauma sexual.
  7. Diversidade Sexual e Orientação Sexual
    • Compreensão e respeito pela diversidade sexual e orientações sexuais.
    • Orientações para apoiar casais e famílias com diferentes identidades e expressões sexuais.
  8. Educação Sexual e Prevenção de Doenças
    • Importância da educação sexual abrangente e precisa.
    • Estratégias para promover a saúde sexual e prevenir doenças sexualmente transmissíveis.
  9. Cultura e Sexualidade
    • Impacto da cultura e das normas sociais na expressão da sexualidade.
    • Abordagens culturalmente sensíveis na terapia sexual.
  10. Ética e Limites na Terapia Sexual
    • Princípios éticos na prática da terapia sexual.
    • Estabelecimento de limites saudáveis e respeito à confidencialidade.
  11. Estudos de Caso e Práticas Orientadas
    • Análise de estudos de caso relacionados à terapia sexual.
    • Exercícios práticos de intervenção terapêutica em questões sexuais.

 

07. Neurobiologia e Doenças Psicossomáticas

Esta disciplina visa proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente da interação entre a neurobiologia e as doenças psicossomáticas. Serão explorados os mecanismos neurobiológicos subjacentes à manifestação e manutenção das doenças psicossomáticas, assim como os fatores psicológicos, sociais e ambientais que influenciam sua expressão clínica. Além disso, serão discutidas as abordagens terapêuticas para o tratamento dessas condições, com ênfase na integração dos aspectos biológicos e psicossociais.

Objetivos:

  • Compreender os fundamentos neurobiológicos das doenças psicossomáticas.
  • Explorar os mecanismos de interação entre o cérebro, o sistema nervoso autônomo e o sistema imunológico nas doenças psicossomáticas.
  • Analisar os fatores psicossociais que contribuem para o desenvolvimento e a expressão clínica das doenças psicossomáticas.
  • Discutir as abordagens terapêuticas para o tratamento das doenças psicossomáticas, incluindo intervenções biológicas, psicológicas e sociais.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na compreensão e manejo das doenças psicossomáticas em contextos clínicos.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução às Doenças Psicossomáticas
    • Definição e histórico das doenças psicossomáticas
    • Modelos explicativos: psicodinâmico, comportamental, psiconeuroimunológico
  2. Neurobiologia do Estresse e da Resposta do Eixo HPA
    • Resposta do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) ao estresse
    • Impacto do estresse crônico na saúde física e psicológica
  3. Sistema Nervoso Autônomo e Doenças Psicossomáticas
    • Regulação autonômica da função orgânica
    • Papel do sistema nervoso autônomo na manifestação das doenças psicossomáticas
  4. Neurobiologia da Dor e Síndromes de Dor Crônica
    • Mecanismos de dor aguda e crônica
    • Dor como expressão de processos psicossomáticos
  5. Imunologia e Psicossomática
    • Inter-relações entre o sistema nervoso e o sistema imunológico
    • Papel da inflamação na patogênese das doenças psicossomáticas
  6. Fatores Psicossociais e Ambiente nas Doenças Psicossomáticas
    • Estresse psicossocial, traumas e eventos adversos na infância
    • Papel da personalidade, do coping e do suporte social nas doenças psicossomáticas
  7. Abordagens Terapêuticas nas Doenças Psicossomáticas
    • Intervenções farmacológicas: antidepressivos, ansiolíticos, analgésicos
    • Intervenções psicoterapêuticas: terapia cognitivo-comportamental, terapia psicodinâmica, mindfulness
    • Intervenções sociais e comportamentais: mudanças no estilo de vida, terapia ocupacional, apoio social
  8. Integração Biopsicossocial no Manejo das Doenças Psicossomáticas
    • Modelo biopsicossocial na avaliação e tratamento das doenças psicossomáticas
    • Abordagem multidisciplinar e trabalho em equipe no cuidado do paciente

 

08. Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente dos princípios teóricos, técnicas e aplicações práticas da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Serão explorados os fundamentos teóricos da TCC, suas técnicas de avaliação e intervenção, bem como sua aplicação em uma variedade de transtornos psicológicos e contextos clínicos. Os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades práticas em planejamento de tratamento, formulação de caso e implementação de técnicas terapêuticas baseadas na TCC.

Objetivos:

  • Compreender os princípios teóricos e filosóficos da Terapia Cognitivo Comportamental.
  • Explorar as técnicas de avaliação e intervenção utilizadas na TCC para uma variedade de transtornos psicológicos.
  • Desenvolver habilidades de formulação de caso e planejamento de tratamento na aplicação da TCC.
  • Aplicar técnicas terapêuticas cognitivo-comportamentais em contextos clínicos diversos.
  • Analisar criticamente a eficácia e a relevância da TCC em diferentes populações e contextos.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
    • História e desenvolvimento da TCC
    • Pressupostos teóricos e fundamentos filosóficos da TCC
  2. Modelo Cognitivo da TCC
    • Cognições automáticas, esquemas cognitivos e crenças nucleares
    • Relação entre pensamentos, emoções e comportamentos
  3. Modelo Comportamental da TCC
    • Princípios do condicionamento clássico e operante na TCC
    • Técnicas comportamentais: exposição, dessensibilização sistemática, reforço e extinção
  4. Avaliação em TCC
    • Entrevista de avaliação cognitiva e comportamental
    • Formulação de caso e plano de tratamento
  5. Técnicas Cognitivas na TCC
    • Identificação e modificação de distorções cognitivas
    • Reestruturação cognitiva: examinando e desafiando pensamentos disfuncionais
  6. Técnicas Comportamentais na TCC
    • Técnicas de exposição e prevenção de resposta
    • Técnicas de resolução de problemas e habilidades sociais
  7. Terapia Cognitivo Comportamental Aplicada a Transtornos Específicos
    • TCC para depressão
    • TCC para ansiedade e transtornos relacionados
    • TCC para transtornos do espectro obsessivo-compulsivo e traumas
  8. Aplicações Especiais da TCC
    • TCC em grupos e terapia online
    • TCC para populações específicas (crianças, adolescentes, idosos)
    • TCC em contextos de saúde e medicina comportamental
  9. Aspectos Éticos e Culturais na Prática da TCC
    • Considerações éticas na aplicação da TCC
    • Competência cultural e adaptação cultural na TCC
  10. Estudos de Caso e Discussões Clínicas
    • Análise de casos clínicos ilustrativos
    • Discussões sobre dilemas éticos e desafios clínicos na prática da TCC

 

09. Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

Esta disciplina tem como objetivo fornecer aos alunos uma compreensão abrangente dos princípios teóricos, técnicas e aplicações práticas da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). Serão explorados os fundamentos filosóficos e psicológicos da ACT, suas estratégias de intervenção e sua aplicação em uma variedade de contextos clínicos e problemas psicológicos. Os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades práticas em planejamento de tratamento, formulação de caso e implementação de técnicas terapêuticas baseadas na ACT.

Objetivos:

  • Compreender os fundamentos teóricos e filosóficos da Terapia de Aceitação e Compromisso.
  • Explorar as seis processos centrais da ACT: aceitação, desfusão cognitiva, contato com o momento presente, eu observador, valores e ação comprometida.
  • Desenvolver habilidades de formulação de caso e planejamento de tratamento na aplicação da ACT.
  • Aplicar técnicas terapêuticas baseadas na ACT para promover a aceitação, a consciência e a ação voltada para os valores.
  • Analisar criticamente a eficácia e a relevância da ACT em diferentes populações e contextos.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)
    • História e desenvolvimento da ACT
    • Pressupostos teóricos e fundamentos filosóficos da ACT
  2. Os Seis Processos Centrais da ACT
    • Aceitação
    • Desfusão cognitiva
    • Contato com o momento presente
    • Eu observador
    • Valores
    • Ação comprometida
  3. Modelo Hexaflex da ACT
    • Estrutura do modelo hexaflex
    • Integração dos processos centrais na prática da ACT
  4. Formulação de Caso e Planejamento de Tratamento na ACT
    • Entrevista de avaliação na ACT
    • Formulação de caso baseada nos seis processos da ACT
    • Estabelecimento de metas terapêuticas
  5. Aceitação e Desfusão Cognitiva na ACT
    • Estratégias para promover a aceitação de experiências internas
    • Técnicas para desfusão cognitiva e redução do impacto dos pensamentos
  6. Mindfulness e Contato com o Momento Presente na ACT
    • Desenvolvimento da consciência plena (mindfulness)
    • Exercícios práticos para aumentar o contato com o momento presente
  7. Valores e Ação Comprometida na ACT
    • Identificação e clarificação de valores pessoais
    • Estabelecimento de metas e compromissos em consonância com os valores
  8. Aplicações Clínicas da ACT
    • Tratamento da ansiedade e transtornos relacionados
    • Depressão e outras condições de humor
    • Transtornos do controle dos impulsos e vícios
    • Trauma e estresse pós-traumático
  9. Aplicações Especiais da ACT
    • ACT em contextos de grupo e com famílias
    • ACT em contextos organizacionais e de coaching
    • ACT em contextos de saúde e medicina comportamental
  10. Aspectos Éticos e Culturais na Prática da ACT
    • Considerações éticas na aplicação da ACT
    • Competência cultural e adaptação cultural na ACT
  11. Estudos de Caso e Discussões Clínicas
    • Análise de casos clínicos ilustrativos
    • Discussões sobre dilemas éticos e desafios clínicos na prática da ACT

 

10. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Conforme estabelecido pela Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), a entrega e a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deixaram de ser requisitos obrigatórios para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Diante desta diretriz, a FaSerra decidiu alinhar-se às novas normativas do MEC, tornando a entrega do TCC uma atividade opcional para os alunos.

Dessa forma, a realização do TCC não é mais uma exigência automática para a conclusão dos cursos ofertados pela FaSerra. Os alunos que, no entanto, optarem por desenvolver o TCC voluntariamente, deverão procurar o setor pedagógico para receber todas as orientações necessárias e o suporte adequado para a sua realização.

Image
Image

FALE CONOSCO

Horário de atendimento

Das 08h às 17h,
De segunda à sexta

Fale pelo WhatsApp

(27) 99875-3468
Clique aqui e comece a falar!
Image

Search